quinta-feira, 16 de abril de 2015

Análise do clipe Franz Ferdinand - Walk Away

Aqui no blog da Colecionando Lembranças não tem só as novidades de nossos trabalhos e artes. Vez ou outra estaremos publicando curiosidades, notícias e detalhes do universo da fotografia.

E o post de hoje é dedicado a direção de fotografia do clipe Walk Away, da banda britânica Franz Ferdinand, banda na qual possui muita influência de dadaísmo, construtivismo e cinema noir em muito de seus trabalhos gráficos e cinematográficos.
O clipe, dedicado ao responsável pelo estopim da Primeira Guerra Mundial o sérvio Gavrilo Princip que assassinou o arquiduque herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro em 1914, chama a atenção pela sua direção de fotografia e, principalmente, pela aplicação variada da iluminação, sendo um bom exemplo para aqueles que estão começando a adentrar no mundo da fotografia já que este vídeo contém os principais esquemas de luz.
Vamos a uma breve análise de signos, iluminação e seus significados:

Algo bem marcante neste clipe são os ângulos e características (Tanto elementos quanto os gestos dos personagens) do cinema noir, como por exemplo do diretor John Huston e no estilo de filmar de clima sombrio de Alfred Hitchcock.

O Falcão Maltês, 1941, de John Huston

O Falcão Maltês, 1941, de John Huston.
Uma das referências presentes na parte da perseguição do clipe.

Psicose, 1960, de Alfred Hitchcock.

Psicose, 1960, de Alfred Hitchcock.
Outra referência para o clipe.

Os Pássaros, 1963, de Alfred Hitchcock.

Os Pássaros, 1963, de Alfred Hitchcock.
Esta é a predominância do ângulo de câmera adotada no clipe.


O primeiro cenário possui a predominância das cores vermelho e verde, que são cores complementares (Ver o gráfico abaixo). O verde pode trazer a apaziguação do momento triste e depressivo que a trama do clipe carrega, sendo uma cor de vitalidade e esperança também. O vermelho trabalha como a energia, a paixão, a violência, perigo e o sangue, ao mesmo tempo que pode remeter ao amor. A iluminação é lateral em relação ao vocalista Alex Kapranos, que será um esquema de luz predominante durante boa parte do clipe.

Cores complementares e análogas.


"And I am cold. Yes, I'm cold, but not as cold as you are"
("E eu sou frio. Sim, eu sou frio, mas não tão frio quanto você")
Kapranos passa da sala para um recinto e ao falar este trecho a cor que antes era acolhedora do lar verde/vermelho onde estava passa a ter aspecto frio, azul e branco, ilustrando a letra cantada.
Outro detalhe de enquadramento do close dado ao rosto de Kapranos onde há a ocupação de 50% a esquerda do rosto dele e 50% a direita com elementos do recinto.


A parte da perseguição é baseada totalmente nas obras de Hitchcock, e o detalhe fica por conta da iluminação do retrovisor batendo nos olhos de Kapranos, como se aquela "máscara de luz" fosse uma ligação da atenção/preocupação dele com os perseguidores atrás.

Psicose, 1960, de Alfred Hitchcock.

No detalhe de enquadramento, o mais marcante é a linha de trem que esta bem no meio da tela e o trem que posteriormente separa os perseguidores a esquerda do video e o casal a direita.



Na cena dentro do trem a iluminação recorrente é a superior, dando um clima de conforto, de contenção.


Os perseguidores seguindo Kapranos e a sombra de todos estarem sendo projetados na parede é pura intenção artística/poética afim de ressaltar a essência dos músicos por trás de todo o cinema, mesmo porque é fisicamente impossível projetar sombra na parede com uma luz lateral nos integrantes pelo oposto destes.


O casal retorna para o primeiro cenário do clipe, o ambiente verde/vermelho, o que ilustra melhor o significado das duas cores já citadas na tensão do casal.


Uma luz inferior é projetada em Kapranos ao falar para moça com mais afinco do que das outras vezes a frase "I love the sound of you walking away" (Eu amo o som de você indo embora), como se dessa vez ela estivesse realmente sabendo disso. A luz inferior causa uma impressão de suspense e malignidade a Kapranos.



A moça ao saber o desejo de Kapranos em relação a ela, senta na cama quase que em queda, onde tal ação ilustra seu sentimento por dentro de decepção. O quarto que ilumina sempre os personagens, não ilumina o rosto da moça ao se sentar, potencializando ainda mais o sentimento de decepção e depressão que a sombra causa.


"Mascara bleeds into my eye"
("Rímel sangra no meu olho")
O rímel funciona como um símbolo de beleza, a intenção de estar bela ou causar boa impressão. Ao chorar, a lágrima funciona como um líquido negro onde tal aspecto representa também decepção e tristeza profunda, podendo sim substituir o puro "lacrimejar" pelo doloroso "sangrar".


A cena do cemitério possui iluminação lateral nos personagens e, principalmente, luz contra, onde dá o efeito de vinheta/contorno. A intenção do uso da vinheta/contorno nos personagens é para manter a melancolia contida dentro de Kapranos ao estar de frente a sepultura. A luz contra serve apenas para delinear justamente o contorno do corpo, não importa o ângulo que for (Há a câmera frontal, lateral e por trás de Kapranos. A iluminação dos 3 ângulos são diferentes.) o núcleo de seu corpo sempre estará escuro, demonstrando seu estado de espírito deprimido. Quanto ao acontecimento, um terremoto abala o cemitério, ocorre tudo que ele dizia que não iria ocorrer quando ele desejava que a moça fosse embora:
- Nenhuma construção desabará (Os túmulos, e até o próprio Kremlim que cita na hora desabam);
- Nenhum terremoto rachará o solo (Edifícios atrás desmoronam);
- O Sol não engolirá o céu (O acontecimento ocorre num ambiente noturno);
- Estátuas não chorarão (Uma das lápides cai, revelando por trás uma estátua em lamentação).


Luz Lateral, contorno predomina, núcleo do corpo meio escuro.


Contorno da vinheta de luz, núcleo do corpo escuro, luz atrás e nas costas.


Contorno da vinheta de luz, núcleo do corpo escuro, dessa vez as costas está sem luz.


Na parte do estúdio, onde se revela o espaço tanto do cemitério presente na maquete quanto do cenário do primeiro minuto do clipe, os integrantes jogam luzes de 3 cores diferentes sobre Kapranos: Verde, Azul e Vermelho. São as cores RGB (Red, Blue e Green), usadas no ambiente de video e que, na fotografia, as 3 juntas em incidência formam a luz branca, como exemplifica o gráfico abaixo.



Repare que no clipe Kapranos protege com o braço uma das incidências (A vermelha) deixando  evidenciar a luz verde em sua sombra, já que a ausência da luz vermelha não garantiu a predominância da luz branca. Outro detalhe é que as 3 luzes estão em diferentes distâncias de Kapranos, sendo que a vermelha está mais próxima dele e, por isso, a tonalidade da luz branca está meio avermelhada. O punhal é um símbolo de intriga diante dos nomes históricos do século XX: Churchill, Stalin, Mao Tung e Hitler.




Confira em vídeo outros detalhes:


Vídeo do Making Of com comentários (Em inglês)


Mais algumas cenas de Making Of


Confira o clipe completo! =)



Espero que tenham gostado e aprimorado a percepção e atenção de vocês quanto a função da fotografia nos vídeos, e também na sessão de vocês, claro!

Clicks & Smacks! ;)


3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria!! Meu clip preferido de todos os tempos (amo também a música e o Franz). Sempre amei este clima noir e outros elementos aqui mencionados. Mas alguns detalhes eu não tinha notado, e conhecê-los só me fez apreciar ainda mais. Valeu!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei <3 adoro esse clipe tbm e saber um pouco mais sobre as influencias dele foi maravilhoso! Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir