quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Fatos & Fotos de Robert Capa (1913-1954)

Olá! Este é o primeiro de muitos pocket-biografias de grandes fotógrafos da história.
"Pocket" porque planejamos não alongar muito as histórias, citaremos os fatos e fotos mais marcantes de cada fotógrafo que passará aqui no blog. E para dar início, vamos abordar o melhor fotojornalista de guerra que a fotografia já teve, Robert Capa!




- Nasceu em Budapeste, Hungria, em 22 de Outubro de 1913.

- Sua mãe, Julianna Henrietta Berkovits, era eslovaca e seu pai, Dezső Friedmann, era romeno. Ambos eram judeus não-praticantes e trabalhavam como alfaiates.

- Seu verdadeiro nome era Endre Ernő Friedmann. "Robert Capa" foi um pseudônimo criado por sua primeira namorada, Gerda Taro, em 1934 durante suas mudanças graças do nazismo. Em busca de maior remuneração nos trabalhos em que se envolviam, acharam uma boa idéia Endre e Gerda serem representantes de um fotógrafo americano, que seria o personagem Robert Capa, no qual conseguiriam o triplo de recompensa que um fotógrafo francês teria. O tal nome artístico assinava tanto as fotografias de Endre, quanto de Gerda e provinha do nome do ator Robert Taylor e o cineasta Frank Capra, onde "Capa" era o apelido de Endre na infância, que significa "Tubarão" em húngaro. Com o passar do tempo Endre foi herdando para si a alcunha de Robert Capa.

- Em 1931 aos 18 anos, iniciou sua jornada como jornalista em Viena (Áustria), depois para Praga (Rep.Tcheca) até parar em Berlim (Alemanha) onde decidiu fazer faculdade de jornalismo, mas foi vetado pela proibição de judeus. Sempre desejou ser escritor, mas acabou desenvolvendo habilidades com fotografia.

- Escrevia para uma agência de jornalismo, a Deutscher Photodienst (Dephot). Por lá conheceu Gerda, para quem apresentou a fotografia e, posteriormente, se tornaram namorados e se mudaram para Paris. Na Dephot tirou uma das fotos mais importantes de sua carreira, do discurso do marxista Trotsky em Copenhagen sobre "O Significado da Revolução Russa". Capa possuía uma atração pelos ideais comunistas.



Discurso de Leon Trotsky em Copenhagen (Dinamarca). 1931.


- Cobriu a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945, registrando Londres, Itália, a Batalha da Normandia e a Liberação de Paris), a Guerra Árabe-Israelense (1948) e a Primeira Guerra da Indochina (1954).

- Robert Capa e Gerda se mudam para Madrid em 1936, para cobrir a Guerra Civil Espanhola, junto de David Seymour.

- Em 5 de setembro de 1936, na Guerra Civil Espanhola, Capa capturou uma das fotos mais famosas de seu acervo, "Morte de um Meliciano" ou "O Soldado Caído", em Cerro Muriano. O historiador Mario Brotons apontou que o soldado baleado na foto seja o anarquista Federico Borrell Garcia, sendo a única baixa daquele dia. O historiador espanhol Miguel Pascual acredita que a foto não passa de uma montagem já que os negativos nunca foram encontrados. Outros apontam encenação. Até hoje existem dúvidas a respeito da autenticidade da imagem.


"Morte de um Meliciano", Cerro Muriano (Espanha). 1936.

Despedindo de Brigadas Internacionais que foram indeferidas pelo governo republicano , como consequência da amizade de Stalin com a Alemanha. Barcelona (Espanha). 25 de outubro de 1938.

População correndo para os abrigos durante o alarme de ataque aéreo. A cidade estava sendo fortemente bombardeada por aviões fascistas com as tropas do general Franco se aproximando rapidamente da cidade. Barcelona (Espanha). Janeiro de 1939.

Menina descansando durante a evacuação de sua cidade. Barcelona (Espanha). Janeiro de 1939.


- Parte do acervo da Guerra Civil da Espanha se perdeu com as fugas pela Europa de Capa. Mas em 1990 foram encontradas na Cidade do México as fotos desta guerra, e a mala foi apelidada de "Mala Mexicana".

- Gerda Taro (cujo nome de batismo era Gerta Pohorylle), morre em 26 de julho de 1937 aos 26 anos, atropelada por um tanque republicano no meio do pânico dos bombardeiros inimigos.




Gerda Taro (1910-1937)


- Em 1938 Capa viajou para a região de Wuhan (China) para registrar a resistência local contra a invasão japonesa.


Jovens mulheres treinadas como soldados nacionalistas chineses (China). 1938.

Desfile em Hankou (China). 1938.


- Com a tomada de Paris, em 1940, Capa vai para os Estados Unidos e inicia seus trabalhos na revista Life.


Capa sobre a Guerra Sino-Japonesa (China). 1938.


- Em seguida vai para a Inglaterra, Argélia e na Itália onde, na região da Sicília, registrou em 1943 um camponês indicando a um soldado americano o caminho trilhado pelos nazistas. Tal imagem foi símbolo mundial do desembarque dos aliados, EUA e da libertação da Itália das garras alemãs.


Camponês indicando a direção das tropas alemãs, Sicília (Itália). 1943.

Piloto Americano (Tunísia). Abril de 1943.

Médico americano tratando de um prisioneiro de guerra alemão. Julho de 1943.

Snipers alemães tinham de ser erradicado em combates de rua. Muitos civis franceses e membros da Resistência ajudou as tropas francesas nesta luta. Esta fotografia mostra um civil francês que foi incapaz de conter sua ira contra um soldado alemão que tinha se rendido. Paris (França). 25 de agosto de 1944.

- Munido de 2 Contax II com objetiva 50 mm, Capa participou do desembarque da Normandia em 6 de junho de 1944, o famoso Dia D. Registrou as duas primeiras horas do confronto, mas posteriormente 95 fotos se perderam por causa dos responsáveis pelas revelações nos laboratórios da Life em Londres. Sobraram apenas 11, o que foram chamados de The Magnificent Eleven.
Steven Spielberg se inspirou nessas 11 fotos para criar a cena da Praia de Omaha do filme "O Resgate do Soldado Ryan".









Dia D, Normandia (França). 1944.


- Junto do francês Henri Cartier-Bresson, do polonês David Seymour (o Chim) e do inglês George Rodger, fundaram a Agência Magnum em Paris, no ano de 1947, sob a liderança de Robert Capa. A agência visava a valorização do trabalho e dos direitos autorais de fotografias e foi a primeira agência de cooperação para fotógrafos freelance em todo o mundo.



Ingrid Bergman e Alfred Hitchcock supervisionando o Plano Moldura do cameraman dirigido na mão de Ingrid Bergman (que posteriormente teve Robert Capa como seu amante) durante as filmagens de "Notorious". Califórnia (EUA). Maio de 1946.

Pablo Picasso e seu filho Claude (França). Agosto de 1948.

Henri Matisse em seu estúdio. Nice (França). Agosto de 1949.

Campo de imigrantes. Near Haifa (Israel). 1950.

- Na madrugada de 25 de maio de 1954, Robert Capa ao avançar junto da brigada francesa na Guerra da Indochina (Atual Vietnam), pisa em uma mina terrestre, dilacera a perna esquerda, fica com um ferimento no peito e a camera em suas mãos. Ainda estava vivo mas não resistiu ao chegar no hospital. Ele tinha decidido parar de fotografar guerras anos antes, mas resolveu aceitar o pedido do governo francês para cobrir a Guerra da Indochina. Morreu aos 40 anos.

- Seu corpo está enterrado em Yorktown Heights, Nova York (EUA) junto de sua mãe Julianna e de seu irmão Cornell Capa.




Robert Capa, por Gerda Taro. Maio de 1937.

Funeral de Robert Capa. 1954.


- Robert Capa tinha para si um conselho: "Se as fotos não são realmente boas, é porque você não se aproximou o suficiente"

- Ele também foi responsável pelo termo "Geração X", depois e ter intitulado uma foto-ensaio sobre os jovens que atingem a idade adulta, imediatamente após a Segunda Guerra Mundial. Foi publicado em 1953 em Picture Post (UK) e Vacation (EUA). Capa disse: "Chamamos esta geração desconhecido, a geração X, e até mesmo no nosso primeiro entusiasmo, percebemos que tínhamos algo muito maior do que os nossos talentos e bolsos poderia lidar com isso."

- Robert Capa publicou vários livros, incluindo sua autobiografia "Ligeiramente fora de foco" ("Slightly Out of Focus") (1947) e um livro de fotos "Death in the Making" (1937). Seu irmão mais novo Cornell editou "Images of War" (1964), "The Concerned Photographer" (1968) e "Israel - The Reality" (1969).


E com isso finalizamos a primeira biografia para o blog.
Pretendemos escrever mais! ;)
Ah! E se ainda não viram o comercial da Leica inspirado na vida de Robert Capa, confira aqui!


Clicks & Smacks!



Nenhum comentário:

Postar um comentário